31/03/2008

A importância do pai na gravidez



Desde a gestação o pai tem um papel fundamental no desenvolvimento do filho. Hoje, comprovadamente, sabe-se que todas as emoções vividas pela mãe na gestação influem diretamente no desenvolvimento da criança. Quando a mãe está feliz, ou triste, nervosa ou tranqüila a criança também recebe esses estímulos, portanto, o pai deve participar ativamente deste período, acompanhando todo o desenvolvimento, as consultas no obstetra, obtendo informações de como será a nova vida com a chegada de um bebê.

Quanto menor a criança, maior é a necessidade de referência e valores. Essa referência sempre estará presente, até a vida adulta, entretanto, nos anos iniciais, os valores discursados e praticados têm um peso significativo. O pai precisa dispor de um tempo efetivo para o filho. Aquele tempinho para contar uma história, rolar no chão e contar as novidades do dia. É preciso exercitar essas atitudes para que efetivamente esse momento seja rico. Se o pai chega em casa, com a cabeça no trabalho, e coloca uma fita para o filho ver e pensa que está fazendo um benefício, pois ele está entretido e feliz, se engana. Aqueles minutos de intimidade são essenciais para criar o vínculo e dar parâmetros de comportamento à criança.

Não se pode mais falar hoje, de um modelo de pai, pois muitos são os tipos de estruturas familiares. Tempos atrás, a família patriarcal era soberana. Bastava ao pai prover autoridade, segurança física e financeira – e pronto, seu papel estava sendo perfeitamente cumprido. Hoje, ainda remanescem algumas famílias patriarcais, mas são poucas. O pai tem procurado participar mais, dividir responsabilidades e prazeres ao lado dos filhos também. E claro, essa é a receita ideal.

A ausência do pai pode trazer conseqüências psicológicas à criança. Se a ausência é definitiva, no caso de morte ou porque o pai não assumiu a paternidade, há que se trabalhar o contexto com a criança desde cedo contando a ela, na linguagem apropriada para a idade, o que aconteceu e como o restante da família enxerga a situação, procurando minimizar o sentimento de rejeição. É sempre muito importante ter uma figura masculina, seja ela um novo companheiro da mãe, um tio, amigo ou avô, para que se tenha o modelo masculino. Quando a criança não tem esse modelo pode passar por situações de não reconhecimento do gênero. Ela não sabe o que é ser menina ou menino, pois não têm parâmetros. É muito comum, principalmente em meninos já que estamos falando da figura do pai, adotarem trejeitos femininos ou até preferências culturalmente femininas, não porque tenham uma opção sexual diferente, o que também pode ocorrer, mas porque simplesmente ele não sabe o que é ser menino ou o que faz um menino.

Para o famoso “pãe”, o conselho é: pais são tão capazes para lidar com a rotina do filho quanto as mães. O ponto mais importante é ter consciência da necessidade do modelo feminino, como dissemos em relação ao masculino. Importantíssimo é não menosprezar a mãe, por mais difícil que tenha sido a separação, se for esse o caso. Há que se pensar na criança. Mães e pais são vínculos eternos. Não se deve "fazer a caveira" do outro, pois elas crescem, são inteligentes e irão certamente fazer comparações e tirar suas conclusões, percebendo os defeitos e qualidades de ambos. Sabemos que uma separação na maioria das vezes não acontece de forma amigável, mas é preciso se conscientizar e não usar as crianças como ferramenta para ferir o outro. Sejam espontâneos e transparentes. Não é preciso recompensas materiais. Curtam os momentos em que estão juntos, riam e se divirtam. Não há melhor receita.

Karen Kaufmann Sacchetto
Diretora e pedagoga da Escola São Gabriel

A Gravidez de um Pai



A gravidez de um pai não se dá nas entranhas, mas fora delas.
Ela se dá primeiro no coração, onde o sentimento de paternidade é gerado.
Um desejo de ser e de se ver prolongado em outra vida, que seja parte de si mesmo, mas com vida própria. Imagino que deve ser frustrante a princípio. Durante toda a espera, um pai é um pai sem experimentar o gosto de ser, sem os incovenientes de uma gravidez, mas também sem as lindas emoções que tanto mexem com a gente. E quando ele sente pela primeira vez a vida que ajudou a gerar, tudo toma outra forma. Ele sente um chute e se diz já que este será um grande jogador de futebol. E muitas vezes se surpreende e se maravilha quando vê uma princesinha que sabe chutar tão bem. Mas tanto faz. Está ali um sonho que se torna palpável. E um parto de um pai se dá quando ele pega pela primeira vez sua criança nos braços, quando ele se vê em características naquele serzinho tão miudinho que nem se dá conta ainda que veio ao mundo e que se tornou o mundo de alguém. E os sentimentos e emoções se atropelam dentro dele. E ele sente que, à partir desse instante, a vida nunca mais será a mesma. E ele precisa olhar dez, cem, mil vezes para acreditar que tudo não passa de um sonho. E geralmente há um enorme sentimento de orgulho que toma posse dele.Assim se forma um pai. Pronto para ensinar tudo o que aprendeu da vida, um dia ele descobre que não sabe realmente muito, que na verdade aprende a cada instante. Diante da sua criança ele se torna um adulto vulnerável e acessível. E vai gerando, pouquinho a pouquinho, dentro de si mesmo, a arte de se tornar um pai.

Letícia Thompson

E bora lá....


E nós de volta ao trabalhito ... Quem bem que sabe, e agora com estas trocas de horas ainda melhor...
O fim de semana mais uma x passou a voar, e as Caimbras voltaram, mais uma noite a acordar agarrada as pernas, o que vale é que o alex já esta tão habituado aos meus gritos nocturnos que já nem acorda hehe...
Este fim de semana foram os preparativos e as marcações para o Civil, agora só falta o papa renovar o BI para poder-mos casar ( é boa dsclp para não o fazer hehe)...
O dia Ficou o 23/04/2008 dia também que os avós maternos fazem 31 anos de casados.
Ontemfoi também o dia do aniversário da mariana a afilhada do alex, 8 anitos...
Bom, vamos deixar-nos de preguiça e voltar ao trabalhito ...
Beijinhos MUAC

28/03/2008

AJUDEM O FÁBIO - URGENTE

O Fábio é um menino de Braga com 12 anos que tem paralisia cerebral desde a nascença. O Fábio não anda nem fala mas apesar de tudo tem uma grande força de vontade para vencer estas dificuldades.
Após várias tentativas dos Pais, o Fábio tem agora a possibilidade, de fazer um tratamento no Centro Internacional de Restauração Neurológica (CIREN) que é uma instituição médico-científica cubana, das melhores do mundo.
Para este sonho se concretizar, o Fábio tem de ficar em Cuba durante 2 a 3 meses e precisa de todas as ajudas possíveis.
Para tal, criou-se uma conta de solidariedade com o Fábio no Montepio de S. Vicente em Braga para que todos possam ajudar a cobrir as despesas deste tratamento.
O NIB desta conta é o:0036 0119 99100025137 45
Ficamos a aguardar a sua contribuição e reenvie este blog pelos seus contactos.
Boa Sorte Fabio estamos todos a torcer por ti !!

E já é sexta


Fixe, hoje já é sexta feira, ou seja amanha é sabado e daqui a dois dias já é segunda :0(
Esta semana ate passou bastante rápido, ter um dia a menos fez uma diferença enorme, é pena as semanas não serem sempre assim hehe...
Pois é tá quase a chegar o dia da consulta com a obstetra haver se é simpática e me deixa dar uma espreitadela para dentro do meu umbigo ( é já dia 2)...
Estes dias tem sido um autentico reloginho, acordo sempre as 3 da manha e as 6 da manha mais minuto menos minuto aquela horinha lá estou eu com a pestana levantada, até o papa já esta a sofrer do mesmo sintoma loollolll! Mas a verdade é que ele também acorda!!
Pois é bebe o tempo esta a correr, e cada dia mais sinto-me mais preocupada, sonho todas as noites que algo corre mal, que algo esta mal contigo, que deixas de fazer parte da minha vida, coisas de mae, mas a verdade é que tenho mesmo muito medo, e isso transmite nos meus sonhos.

Por agora é tudo mamas e papas, ate logo....

O Factor RH



Eristroblastose fetal e gravidez

O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivoA Eritroblastose fetal, também conhecida como Doença hemolítica do recém-nascido é causada pela incompatibilidade sanguínea do Fator RH entre o sangue materno e o sangue do bebê. O problema se manifesta durante a gravidez de mulheres RH negativo que estejam gerando um filho RH positivo. Para que isso aconteça, o pai da criança precisa necessariamente ter o Fator RH positivo. Durante a gestação, a ligação entre a mãe e bebê é feita pela placenta. O bebê corre risco quando acontecem algumas hemorragias na placenta durante o período de gestação, fazendo com que os o sangue do feto passe para a circulação da mulher. As hemácias do feto, que carregam o Fator RH positivo desencadearão um processo no qual o organismo da mãe começará a produzir anticorpos. Estes anticorpos chegarão até a circulação do feto, destruindo as suas hemácias. É desta maneira que a Eritroblastose se origina.A Eritroblastose fetal pode causar a morte do feto durante a gestação ou depois do nascimento. Outras conseqüências da doença podem ser deficiência mental, surdez, paralisia cerebral e icterícia, causada pelo excesso de bilirrubina no sangue - pigmento gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue - e caracterizada pela cor amarelada da pele. Tratamento da Eritroblastose fetalO avanço da doença depende de como o organismo da mãe reage ao antígeno (RH positivo do bebê). Os dois primeiros filhos RH positivos nascidos de mãe RH negativo normalmente são pouco afetados. O problema aparece de maneira mais complicada após a segunda gestação. Isso ocorre porque aos poucos o organismo da mãe vai se protegendo (criando anticorpos) para se proteger do antígeno (Fator RH positivo) que recebe do feto.Para determinar a gravidade do problema, é possível fazer exames através do líquido aminiótico. Caso seja detectado que a doença se encontra em estágio avançado, deve-se optar pelo parto prematuro. O tratamento de bebês que nascem com o problema pode incluir uma transfusão total de sangue. O bebê recebe sangue RH negativo, que não é destruído pelos anticorpos da mãe presentes no recém nascido, pois não têm o antígeno. Depois de um certo tempo, as hemácias RH negativas do bebê são totalmente substituídas por outras RH positivas. Prevenção Para se proteger da Eritroblastose fetal, a mãe RH negativo que tem parceiro RH positivo pode receber gamaglobulina anti-RH por via injetável logo após o nascimento do primeiro bebê RH positivo. Essa substância bloqueia o processo que produz anticorpos contra o sangue RH positivo do feto. A mãe recebe uma dose passiva temporária de anticorpos que destroem células sanguíneas RH positivo, impedindo assim que a mãe produza anticorpos permanentes.


IMPORTANTE


Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.


Vamos levar uma pica daqui a tres semanitas !!

27/03/2008

24 Semanitas




23ª e 24ª semanas


O bebé é agora um verdadeiro acrobata, que realiza uma média de 20 a 60 movimentos cada meia hora, com muitos períodos de quietude já que intercala fases de vigília e sono (pode-se comprovar apalpando a barriga da grávida).
Nesta fase, abrem-se as pequenas “asas” do nariz, tem lugar a formação dos alvéolos pulmonares.e começa a constituir-se a chamada substância surfactante dos pulmões (que lhe permite respirar).


Ai ai filhota ta quase a chegar a hora dos nossos olhares se cruzarem... e eu nunca mais vejo essa hora chegar :)


Preservação das Celulas Estaminais - Uma forma de agarrar o bebe a vida??



Ainda estou com muitas dúvidas, não sei se irei ou não guardar as celulas estaminais do meu bebezinho...

Posso ter isso como uma forma de seguro de vida... Acho sinceramente que mais vale arriscar e guardar, pois se mais tarde acontece alguma coisa e não as congelei, sei que me irei arrepender e culpar para o resto da minha vida...

Deixo aqui para os outros pais e mães algumas informações relativas a este tema....




Células Estaminais
O que são ?




São células que se podem diferenciar e dar origem a diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células do coração só podem constituir coração). Com isso, esta célula exibe um grande potencial de aplicações terapêuticas. Outra capacidade especial das células estaminais é a auto-replicação, ou seja, estas células podem gerar cópias idênticas de si mesmas garantindo uma reserva de células com capacidade de reparo (capacidade de se transformar em diferentes tipos de células).Estas duas características fazem das células estaminais objecto de intensas pesquisas, pois se actualmente já podem ser utilizadas na terapia de mais de 43 tipos de doenças, no futuro poderão funcionar como células substitutas em tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças cardiovasculares em geral, ou ainda em células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.Esta explicação torna-se simples se pensarmos que, ao longo da nossa vida, o corpo humano, devido ás agressões a que está sujeito, vai sofrendo múltiplas renovações dos tecidos de que é composto. Assim, á medida que as nossas células envelhecem e morrem vão surgindo sucessivas substituições celulares para que seja mantido o equilíbrio.O que permite esta renovação celular são as células estaminais, devido á sua enorme capacidade de e multiplicarem e de e transformarem nos tecidos carenciados.Assim, podemos concluir que ao criopreservarmos as células estaminais do sangue do cordão umbilical, dos nossos bebés, estamos a guardar uma fonte de vida, um verdadeiro seguro de saúde familiar.


Aplicações Terapêuticas


O primeiro transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical ocorreu em 1988, em Paris, numa criança com anemia de Fanconi.Esta amostra de sangue do cordão foi retirada de um familiar da criança, criopreservada e transplantada. Passado um ano, o sistema linfático do doente era originário das células do doador.Até 2004 foram realizados mais de 5000 transplantes com células estaminais do sangue do cordão umbilical.Os transplantes podem ser efectuados num contexto Heterólogo (em que o paciente utiliza as células de um doador) ou num contexto Autólogo (em que o paciente utiliza as suas próprias células, entretanto, criopreservadas). Grande parte dos transplantes já efectuados foram feitos em contexto heterólogo.As células estaminais já são utilizadas com sucesso no tratamento de diversos tipos de cancros, deficiências imunológicas e doenças genéticas.Abaixo listamos algumas dessas doenças já tratadas com transplantes de células estaminais do sangue do cordão umbilical:

Ensaios clínicosTransplantes para tumores malignos;
Cancro da mama;
Sarcoma de Ewing
Carcinoma das células renaisTransplantes para disfunções hereditárias que afectam o sistema imunitário e outros órgãos;
Hipoplasia das cartilagens e pilosa;
Doença de Gunther
Síndroma de Hermansky-Pudlak
Síndroma de Pearson
Síndroma de Shwachman-Diamond
Mastocitose sistémicaTransplantes para disfunções do metabolismo hereditárias
Doenças do armazenamento de mucopolissacáridos
Mucopolissacaridoses (MPS)
Síndroma de Hurler (MPS-IH)
Síndroma de Scheie (MPS-IS)
Síndroma Hunter (MPS-II)
Síndroma de Sanfilippo (MPS-III)
Síndroma de Morquio (MPS-IV)
Síndroma de Maroteaux-Lamy (MPS-VI)
Síndroma de Sly, Deficiência de Beta-Glucuronidase (MPS-VII)
Mucolipidose II (Doença das células I)Disfunções leucodistróficas
Adrenoleucodistrofia (ALD) / Adrenomieloneuropatia (AMN)
Doença de Krabbe (Leucodustrofia celular globóide)
Leucodistrofia metacromáticaDoenças do armazenamento lisossómico
Doença de Gaucher
Doença de Niemann-Pick
Doença de Sandhoff
Doença de Tay-Sachs
Doença de WolmanOutras disfunções hereditárias
Síndroma de Lesch-Nyhan
OsteopetroseTransplantes para disfunções da proliferação celular
Disfunções histiocíticas
Linfohistiocitose hemofagocítica familiar
Hemofagocitose
Histiocitose das células de LangerhansTransplantes para doenças do sistema nervoso central
Esclerose múltipla
Terapia genética
Trombastenia de Glanzmann
Imunodeficiência combinada grave
SCID com deficiência de Adenosina Deaminase (ADA-SCID)
SCID ligada ao cromossoma X
Cardiomioplastia celular


Leucemias


Leucemia aguda
Leucemia linfóide aguda
Leucemia mielóide aguda
Leucemia bifenotípica aguda
Leucemia indiferenciada agudaLeucemia crónica
Leucemia mielóide crónica
Leucemia linfóide crónica
Leucemia mielóide crónica juvenil
Leucemia mielomonocítica juvenilSíndromas mielodisplásicos



Anemia refractária
Anemia refractária com sideroblastos em anel
Anemia refractária com excesso de blastos
Anemia refractária com excesso de blastos em transformação
Leucemia mielomonocítica crónica


Linfomas
Linfoma de Hodgkin
Linfoma não Hodgkin
Linfoma de BurkittAnomalias hereditárias dos glóbulos vermelhos
Beta talassemia major (Anemia de Cooley)
Anemia de Blackfan-Diamond
Anemia falciformeOutras disfunções da proliferação de células sanguíneasAnemias
Anemia áplastica
Anemia deseritropoiética congénita
Anemia de Fanconi
Hemoglobinúria paroxística nocturna (Paroxysmal Nocturnal Hemoglobinuria, PNH)
Síndroma de Blackfan-DiamondAnomalias hereditárias das plaquetas
Trombocitopenia amegacariocítica congénita
Trombastenia de GlanzmannDisfunções mieloproliferativas
Mielofibrose aguda
Metaplasia mielóide agnogénica
Policitemia vera
Trombocitemia essencialDisfunções do sistema imunitário hereditáriasImunodeficiências combinadas graves
SCID com deficiência de Adenosina Deaminase (ADA-SCID)
SCID ligada ao cromossoma X
SCID com ausência de células T e B
SCID com ausência de células T, células B normais
Síndroma de OmennNeutropenias
Síndroma de KostmannOutras
Ataxia-telangiectasia
Síndroma dos linfócitos nus
Imunodeficiência comum variável
Anomalia de DiGeorge
Deficiência da adesão leucocitária
Disfunções linfoproliferativas
Síndroma linfoproliferativo (susceptibilidade ao vírus de Epstein-Barr)
Síndroma de Wiskott-AldrichDisfunções de fagócitos
Síndroma de Chediak-Higashi
Doença granulomatosa crónica
Deficiência em actina dos neutrófilos
Disgénese reticularCancros na medula óssea
Mieloma Múltiplo
Leucemia das células de plasma
Macroglobulinemia de Waldenstrom


Outros cancros
Neuroblastoma
Retinoblastoma



Doenças autoimunes
Artrite juvenil
Artrite reumatóide
Doença de Crohn
Diabetes Tipo I
Síndroma de Evans
Dermatomiosite juvenil
Escleroderma
Lupus eritematoso sistémicoTerapia genética
Anemia de Fanconi
Disfunções metabólicas (Leucodistrofias, doenças do armazenamento, etc.)
Doença de Parkinson
Regeneração de células nervosasDoenças do sistema nervoso central
Esclerose lateral amiotrófica (Amyotrophic Lateral Sclerosis, ALS)
Doença de Alzheimer
Doença de Huntington
Lesões traumáticas
Lesões da medula espinal
Recuperação de acidentes cardiovascularesReparação de ÓrgãosRim
Transplante renal em conjunto com transplante de células estaminais hematopoiéticas
Crescimento de células renais a partir de células estaminais hematopoiéticasFígado
Crescimento de células hepáticas a partir de células estaminais hematopoiéticas




Não vou colocar mais nada relativo a este tema, pois existem inumeros blogs onde esta informação se encontra...
Para mais informações podem ir directamente ao site onde tirei esta informação e mesmo requerer o kit.
Vi vários laboratórios mas a mim este parece-me pais confiavel (e mais barato), pois é um dos poucos laboratórios que conserva por um periodo de 25 anos. ( o unico que eu vi ate agora)

26/03/2008

Dia de Saude Materna


Ontem lá foi dia de consulta de saude materna no centro de saúde...
A consulta correu bastaante bem, as analises a urina deram OPTIMAS pela primeira x não acusei leucocitos (menos um seremão dos grandes :) e menos uma preocupação) e o resto deu tudo dentro dos valores normais...
A mama engordou 6 maravilhosos KG desde a ultima consulta que foi no dia 19 de Fevereiro ( não esta nada mal) mas a enfermeira diz que o meu peso ainda esta um bocadinho baixo em comparação com a linha ( do livro da grávida)..
A tenção também esta optima 11/06 maravilha.
Ou seja esta tudo optimo.... As caimbras voltarão, estou a tomar magnesio mas as teimosas insistem em me torturar a noite...

De volta ao Work

Ontem voltei ao trabalho.
Depois de uma semanita no relax cá estamos nós outra x no work...
Estas férias foram optimas, souberam-me pela vida, apesar de não ter dormido o quanto quis nem ter visto um único filme, deu para aproveitar e descansar bastante. O Alex só esteve na sexta e na segunda sem trabalhar mas deu para namorarmos um pouquinho...
Na quinta fui ao porto ao meu dentista e a tarde fui ate ao norte shooping ver as coisitas para a minha Anita. Os olhos caem com tanta coisa linda.
A minha sogra já me comprou quase tudo para os primeiros dias de roupa etc... mas a cama o berço o carrinho e outras coisas quero ser eu a escolher e a comprar...
O berço para por no meu quarto já sei qual quero hehe, um da prenatal branco, acho-o lindo, e a cama também já esta escolhida, logo logo colocarei as fotos das minhas eleiçoes...
nunca cheguei a dizer qual o nome que seria caso fosse um rapaz, pois bem se a anita fosse um menino iria se chamar Nuno Alexandre. o Porque? Nuno porque o pai gostava muito que assim fosse ( uma historia de familia daquelas muito tristes) e Alex porque alem de eu adorar é o nome do pai.
Pois é mamas, as minhas ferias não serviram de muito para dormir mas deram um geitaço, e logo logo já estou de férias outra x hehe ( licensa de casamento)...

Beijinhos a todas as gravidas e gravidos e mamas e papas

Significado dos Nomes



Da Bebe


Ana: Significa cheia de graça e predispões a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor. Do hebreu "cheia de graça", "que tem compaixão, clemência".


Sofia: Grego, significa sabedoria. Apesar de ser um pouco dispersiva, consegue resolver adequadamente seus problemas. O sucasso profissional irá depender de muito esforço. Convém ter sempre uma tarefa para manter-se ocupada.


Da Mama


Cristina:
Significa escolhida por Deus e indica uma pessoa positiva, otimista, organizada e com grande capacidade de liderança.


Do pai


Alexandre: Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro, que não pode ver outra pessoa passando dificuldades sem procurar ajudar. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitárias. Do elênico "protetor e defensor do gênero humano".

17/03/2008

Férias a Chegar



Hummm, já estamos quase de férias que maravilha, vamos aproveitar o tempo todo para dormir, comer, dormir, ver filmes, dormir e comer e ver filmes e passar uma tarde as compras das primeiras coisitas da minha bebezinha...


Estou mesmo a precisar destes dias para descansar, tenho andando de rastos, ainda por cima como estivemos de mudanças no mês de fevereiro ( esse mes foi para esquecer) agora para voltar a por tudo no sitio, esta a custar-me tanto....


Ainda por cima infelizmente o meu bebe grande não tem muito tempo para me ajudar pois sai muito tarde do trabalho, eu saio mais ou menos as 6 h da tarde mas ainda tenho de fazer 50km para casa por uma nacional horrivel...


E aos sabados o meu amor trabalha e eu bem tento arrumar tudo mas é muito complicado, pois a a roupa para estender, apanhar, passar a ferro, mudar as camas, aspirador limpar wc, chiii , chego ao sabado a noite de rastos... E claro domingo continuação.... e de volta a segunda e continuamos na mesma...


( tinha de arranjar um homem rico pa por uma empregada hehe!!!)


O Abono pré Natal esta a demorar a chegar, e fazia cá um geitaço!!!


Desde o dia 7 de janeiro que meti os papeis e ate hoje nada, já recebi a carta em fevereiro a dizer que ia receber a quantia de 113€ ou 103€ não me lembro bem, é a quantia do II escalão. Não entendo muito bem isso, pois agora percebo o que algumas mamas devem passar quando recebem o maximo os miseros 130€... Eu com um ordenado de 500€ ( o meu menino esta a fazer um estagio profissional por isso não tenm rendimentos, até 2007 foi estudante) recebo o II escalão para receber então o primeiro tinha de ganhar pra ai 300€ não???


Este governo é que trabalha!!!


Bom mamas peço desculpa mas vou estar uns dias sem escrever, pois em casa ainda não voltamos a repor a Net e amanha não venho trabalhar na minha secretária tenho de ir para outro local (outro polo da empresa).



Até ao dia 25


BEIJINHOS A TODOS





muac

A primeira Camisola

Depois de algum tempo e bastante discussão com o pai leão eu e a tia já escolhe-mos uma das primeiras Camisolas Cor de Rosa da Nossa A.Sofia ...

A Camisola mais linda do mundo...

Hehe :)


Temos pena Alex mas daqui não sai uma Leoa !!!





Grau da Placenta


Mamas e papas,

Mais uma duvida que surgiu, alguém me pode ajudar a explicar o que significa o grau de maturação da placenta???

É que ue não dei muita importancia a isso quando li o meu relatório mas por coincidencia entrei num blog que falava sobre isso e que dizia que quando a placenta atinge o grau II de maturação que o parto pode acontecer a qualquer momento, eu estou com a placenta nesse grau, agora fiquei bastante preocupada...


Beijinhos e obrigada


E já é segunda

Pois é passou mais um fim de semana...
E nós por cá continuamos sempre bem dispostas, tirando o ataque de choro que tive ontem a tarde sem aparente motivo, ou foi da emoção de estar a passar a ferro (tarefa que detesto fazer) ou do sono que já sentia :)
Estar grávida é optimo, mas os nossos sentimentos tornam-se estranhos, ora choramos sem motivo ora rimos sem parar ora canta mos ora manda mos os outros calaram-se, bem, ao menos não nos podem chamar insensiveis nesta fase hehe :0)
Estou quse de férias iupiiii, nunca mais vejo a hora de dormir todo o dia, de me instalar no sofá com um pacote de bolachas e mais quinhentas coisas, a ver filmes... Toda gente me diz, aproveita agora para dormir pois depois o descanso acaba, hummm o descanso acaba penso para mim, se eu antes dormia 10 horas por dia e não estava grávida agora tenho de começar a dormir 18 horas... Boa! acho que vou falar com o meu chefe o que acha desta ideia...

Bom por agora vou ficar por aqui, depois vou escrevendo mais umas coisistas, mas vou ter de ir trabalhar.

Um bom dia para Todas e todos :0)

Beijinhos

13/03/2008

Desvendou-se o segredo

Pois é, foi na morfologica as 22 semanas no dia 12 de março que o nosso bebezinho desvendou o segredo que ate lá guardou só para ela, sim ELA, vem ai uma ANA SOFIA .
A reacção da avó foi optima mas o pai fez uma carinha tão desgostosa hehe !!! mas ficou muito feliz na mesma e eu euforica, pois estava a ver a minha menina a Cristina Júnior estava lá no ecra toda enroscadita...
O meu GRANDE suspiro foi quando médico disse : esta tudo bem, não noto qualquer problema... Aí sim, lá veio o sorrisinho de orelha a orelha....
Pois é filhota, grande malandra que nos saiste! O dia 02 - 04 é a consulta com a médica e talvez te va dar mais uma espreitadela hihi... Mas a proxima eco já esta marcada para 14 de Maio a eco das 30 semanas..

Beijinhos para todas as mamas e bebes de todos nós....

Fotos do meu bebezinho :)


























Ora não descruza as pern
ocas ora não mostra a carinha... Ainda bebezinho e já mostra que sai a mãe hehe :)


O médico so conseguiu a foto do perfil do pé, pois mostrar a carinha? nahhhh :0)


vem ai ..... uma ou um ....


Pois é foi ontem a eco morfologica do meu bebezinho e correu lindamente.

Está com 22 semanas e não foram encontradas quanlquer tipo de malformações.

O médico diz que ela esta perfeitinha e esta tudo optimo com o bebezinho. ( o que para mim foi um grande alívio, estava mesmo muito preocupada)

Sim deu para ver o sexo e muito bem haver se adivinham o que é??



Pesa 505 g, o que eu não sei se é um peso que esta dentro da média para esta altura, pois também não perguntei ao médico ( em certas alturas passa-nos tudo ao lado).

Beijinhos a todas e muito obrigada pelo apoio :)

11/03/2008

É já amanha !!!!

É já amanha a eco morfologica....
Nunca mais chega a hora.
Tenho tanto medo que alguma coisa não esteja bem que até tremo todinha, sinto-me nervosa e receosa, tenho medo das más noticias, tenho medo de perder tudo o que até agora ganhei, tenho medo que não esteja bem, que esteja a sofrer ou simplesmente tenho medo de ter medo...
Que confusão vai nesta minha cabeça...
è já amanha as onze da manha, acho que vou ir para lá as sete hehe:)
haver vamos se vai ser amanha se vou ver um pilas ou uma racha... Pode ser que o papa tenha uma boa surpresa e seja um menino (cujo nome esta em segredo dos deuses) ou uma menina uma Ana Sofia.
Se a quantidade de mexidelas que este bebezinho dá na minha barriga é sinal de saude, então acho que vou deixar de andar preocupada pois não paras um minuto o que para mim é optimo...

Já é amanha bebezinho que eu o papa e a avo vamos olhar para ti com aquele sorriso de orelha a orelha que só eu sei o quanto de bom ele significa....

Nunca mais é amanha:)

Bebe Leão ou Bebe Caranguejo



Signo do Bebê: Leão23 de Julho - 22 de Agosto




O bebê de Leão é acima de tudo, estridente! O Papai e a mamãe do Leonino podem esquecer sobre dormir. Esse é um bebê que precisa ser ouvido e quer ter certeza que todos sabem o que ele quer. Para ele, importante é, ser o centro das atenções. Com um bebê de Leão na família, não estranhe se, de repente todos giram a sua volta como se fosse uma força magnética, e é. Eles adoram audiência e é por isso que é tão comum leoninos serem estrelas de TV, música e Teatro. Estando com outras crianças ele faz amizades facilmente. Tem dificuldade em compartilhar responsabilidades. Ele é bom em liderança mas, só se estiver sozinho liderando. Mas ele é uma pessoa divertida e adora ser tratado como um rei. E é assim mesmo que ele se sente. Um rei!





Signo do Bebê: Câncer 22 de Junho - 22 de Julho




O bebê de Câncer(ou caranguejo) é sensível emocionalmente. Ele provavelmente vai chorar mais que os outros. Por isso, segurá-lo e confortá-lo tem grande importância. Ele precisa se sentir seguro. Discussões na frente desse pequeno Caranguejo pode ser uma má idéia. Família pra ele é tudo.Câncer é o signo da memória, e o seu bebê vai reter memórias do passado, boas ou más. Essa poderia ser uma criança que se perde no supermercado por dois minutos e, pelo resto da vida se lembrar disso como uma rejeição por parte de sua mãe (ou pai). Por essa razão, ele precisa aprender que está seguro, que é amado, principalmente pela família. A família será sempre mais importante para esse bebê que qualquer amizade. Finalizando, o bebê de Câncer é caseiro e precisa da sua família mais que tudo.

E o nosso bebe como será?









Durante a gravidez todas as mamães passam muito tempo imaginando seu bebê. Com quem será que ele se parece? Será que vai ser cabeludo ou carequinha? As imagens mentais formadas são muitas, mas provavelmente duas características estão sempre presentes: trata-se de um bebê rechonchudo e rosado. Pois bem, o bebê nasce e não se parece em nada com aquele anjinho que a mãe tanto sonhou. Isso porque a maioria das pessoas não sabe como um recém-nascido se parece e tende a imaginá-lo como os bebês de 2 ou 3 meses que vemos na rua. Para evitar surpresas na sala de parto, leia abaixo sobre o aspecto de um recém-nascido.
  • cabeça é desproporcionalmente grande para o resto do corpo. Na verdade ela equivale ao tamanho do corpo do bebê;
  • As Pernas provavelmente são bem magrinhas e estarão sempre cruzadas e encolhidas;
  • Os cabelos – quando presentes – são quase sempre bem escuros e arrepiados, mesmo que o bebê venha a ser louro e ter cachinhos;
  • Os olhos são de uma cor indefinida e parecem turvos. Podem estar avermelhados por causa do esforço na hora do parto;
  • Muitos bebês parecem estrábicos devido ao inchaço causado pelo colírio que é aplicado logo após o nascimento;
  • Se o parto foi normal, provavelmente o bebê apresentará uma cabeça moldada, com a parte de cima alongada pela passagem pelo canal de parto;
  • O rostinho como um todo pode estar um tanto inchado, como resultado dessa passagem;
  • Como a circulação do bebê ainda não está bem desenvolvida, ele pode apresentar as extremidades arroxeadas;
  • Sua pele pode apresentar descamações que são perfeitamente normais, pois são causadas pelo longo tempo dentro do líquido amniótico;
  • Logo que nascem, alguns bebês ainda estão envoltos por uma substância branca que protege a pele antes do nascimento;
  • Outros podem apresentar pêlos fininhos espalhados pelo corpo e rosto. Essa penugem também protegia o bebê antes do nascimento e desaparece nos primeiros dias de vida;
  • A ingestão de hormônios femininos maternos pode fazer com que alguns bebês nasçam com os mamilos inchados, sendo mesmo possível que alguns deles tenham um vestígio de leite;
  • Pelo mesmo motivo a maioria dos bebês nasce com os órgãos genitais bastante inchados.
    De qualquer forma, você pode estar certa de que, mesmo que o seu bebê apresente todas as características acima, aos seus olhos ele será o bebê mais lindo que o mundo já viu.

10/03/2008

Texto que adorei - Leiam vale mesmo a pena


Ser Mulher


Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sair sempre vencedora; é estar antes de ontem e depois de amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apensas de seus atos.
Ser mulher é caminhar na dúvida cheia de certezas; é correr atrás das nuvens num dia de sol e alcançar o sol num dia de chuva.
Ser mulher é chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza;
é cancelar sonhos em prol de terceiros, é acreditar quando ninguém mais acredita;
é esperar quando ninguém mais espera.
Ser mulher é identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa;
é ser enganada e sempre dar mais uma chance; é cair no fundo do poço e emergir sem ajuda.
Ser mulher é estar a mil lugares de uma só vez;
é fazer mil papéis ao mesmo tempo; é ser forte e fingir que é frágil para ter um carinho.Ser mulher é comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever; é construir castelos na areia, vê-los desmoronando pelas águas e ainda assim amá-las.Ser mulher é estender a mão a quem ainda não pediu; é doar o que ainda não foi solicitado.Ser mulher é não ter vergonha de chorar por amor; é saber a hora certa do fim, é esperar sempre por um recomeço.Ser mulher é ser mãe dos seus filhos e dos filhos dos outros e amá-los igualmente; é ser nova quando o coração está a espera do amor, ser crescente quando o coração está se enchendo de amor, ser cheia quando ele já está transbordando de tanto amor e minguante quando este amor vai embora.Ser mulher é hospedar dentro de si o sentimento de perdão; é voltar no tempo todos os dias e viver, por poucos instantes, coisas que nunca ficaram esquecidas.Ser mulher é cicatrizar feridas de outros e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando.Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda..
Ser mulher é saber ser super-homem quando o sol nasce e virar Cinderela quando a noite chega.Ser mulher é, acima de tudo, um estado de espírito; é uma dádiva; é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividí-lo com o mundo.


Barriga as 22 semanas e 4 dias


Aqui esta a minha barrigona com 22 semanas...

Mais um fim de semana passou


E mais um fim de semana chegou ao fim....


Pois é e hoje já é segunda feira ( e lá estamos devolta ao trabalho), o fim de semana passou a voar, o que é muito bom, pois o dia X de conhecer o baby, já se esta a aproximar cool...

Já so faltam 18 semanitas:)

Pois é tenho de começar a prepara as coisas para o dia do casamento pelo registo, em principio será o dia 27 de abril, mas como estou pendente das presenças importantes ainda não esta marcado, pois os meus dois manos estão em frança a trabalhar e tenho de jogar com os dias deles, e o meu futuro sogro está na arabia a trabalhar, ou seja, também tenho de ter a certeza a data em que ele virá.

Por isso em principio no dia 27 de abril vou deixar de fazer parte do grupo das solteironas e vou entrar para o grupo das anilhadas hehe !


O casamento pela igreja em principio deverá celebrar-se para o principio do proximo ano ( lá iremos estar pendentes das datas dos manos e sogro) iremos juntar o casamento e o baptizado do bebezinho.

O bebezinho continua a mexer loucamente, o que é optimo pois sinto-me feliz sempre que se mexe, ontem enquanto via televisão não pude deixar de observar a minha barriga aos saltos é tão giro....



Obrigada a todas que me responderam ao ultimo post.
Brevemente coloco as minhas fotos das ecos...
Beijinhos a todos


07/03/2008

Question

Como faço para por fotos no blog?
alguem me pode ajudar?

Ecografia das 12 semanas,.


Nunca cheguei a por os resultados da eco das 12 semanas, já lá vai algum tempo hehe, mas como foi a eco do 1º trimestre e a penultima que fiz vou colocar aqui os resultados:

Nº de fetos :1
Frequencia cardiaca : 165 p.m
Movimentos corporais : Presentes
Biometria:
Comprimento Crânio caudal : 58.9 mm
Diametro Bipariental: 19.3mm
Translucência da Nuca : 0.9mm

Ecoanatomia

Polo Cefalico: Normal
Coluna : Normal
Estômago : Não Visivel
Parede abdominal: Normal
Membros superiores : Normal
Membros inferiores: Normal
Bexiga: Normal


A medica nesta eco disse que parecia ser uma menina, mas como ainda era bastante cedo que não confirmava nada...
O que na ultima eco acabou também por não acontecer pois o meu be tinha as perninhas fechaditas...


Vou aproveitar para colocar aqui também os resultados do rastreio de S. Down e Defeito do Tubo Neural feito as 16 sem e 2 dias

Resultado: Rastreio Negativo

Risco de S. Downn : 1 em 11799 ( a termo)
Risco de DTN : 1 em 17706

Como estava registado o DBP, o rastreio a anencefalia foi excluido e o risco de DTN refere-se apenas a espinha bifida.


Magnifico...

Só espero nas proximas ecos ter resultados tão bons...

Beijinhos

Caimbras

Esta noite quase mato o PAi de coração.
Acordei durante a noite com uma caimbra numa perna que dor horrivel, mandei um berro tão grande que pendei que teria acordado o resto da familia toda, foi horrivel.
Vou ter de falar com o meu medico pois li que as caimbras podem ser falta de vitamina B1 ou carencia de cálico ( entre outros factores), só espero que não seja nada de grave.
Acordei bastante bem disposta de manha, acho que já algum tempo não acordava assim, ou foi de ter passado a semana longe do papa e ter matado as saudades dele, ou das caimbras (hehe).
O bebe já mexe muito mais forte, ontem quando cheguei a casa e deitei no sofá mexeu de uma maneira impressionante, a minha barriga parecia uma onda fazia umas cenas bue esquesitas.
Bom vou continuar a trabalhar ou ainda sou despedida...

ate já
bijinhos

06/03/2008

Frases Soltas

Apetece-me publicar algumas frases soltas :

"A Felicidade é algo que entra em nossas vidas através de portas que nós nem mesmo lembrávamos de termos deixado abertas"(Rose Lane)

"A gravidez é um processo que faz você se render a força invisível por trás de toda a vida".(Judy Ford)

"Agora minha barriga é tão nobre quanto meu coração".(Gabriela Mistral)

"Quando eu me aproximo de uma criança, dois pensamentos me ocorrem; sensibilidade para o que ela é; respeito pelo que ela pode vir a ser".(Louis Pasteur)

"A melhor herança que um pai pode dar ao filho é alguns minutos de seu tempo a cada dia".(O. A. Battista)

"Os desejos de uma grávida são ordens vindas dos deuses; se você não satisfizer esses apetites repentinos poderá ser castigado".(Marido arrependido)

"Crianças . . . elas traçam nossas alegrias, anos a fio, como o brilho de jóias"(Edward A. Gues)

"Crianças são o propósito da vida. Quando éramos crianças alguém cuidou de nós. Agora é nossa vez de cuidar deles".(Cree elder)

"É impossível ganhar sem saber perder; é impossível levantar sem saber cair". (anônimo)

"Nós não podemos dar o futuro aos nossos filhos, embora com empenho nós possamos torná-lo seguro; entretanto, nós podemos dar o presente para eles".(Kathleen Norris)

"As pessoas que realmente importam não são aquelas com credenciais, mas aquelas que se preocupam".(Max Lucado)

"O que é certo freqüentemente é trocado pelo que é conveniente".(Bodie Thoene)

"Os homens que não reconhecem quando um coração chora também não sabem sorrir".(anônimo)

"Ao olhar para uma roseira você pode pensar de duas maneiras: desesperar-se porque o arbusto de rosas tem espinhos ou regozijar-se porque o arbusto de espinhos tem rosas".(anônimo)

"O parto é a abertura súbita de uma janela através da qual você olha para um surpreendente projeto"(William Dixon)

"Dar a luz é mais admirável que a conquista, mais espantoso que a autodefesa e tão cheio de coragem quanto as duas".(anônimo)

"Se a gravidez fosse um livro, eles cortariam os dois últimos capítulos".(Nora Ephron)

"Se colocamos uma nova vida no mundo devemos protegê-la, mesmo que para isso tenhamos que mudar o mundo".(Elie Weisel)

"Um Bebê é a arte final de uma Mãe e um Pai" (Patricia Warner) * centros fictícios de entretenimento sexual

22ª Semana: gravidez passo a passo

(cerca de 20 semanas após a concepção)

O bebê está perto de meio quilo, ainda muito magrinho, porém muito desenvolvido. Mede cerca de 26 cm da cabeça aos pés. Os cílios e as sobrancelhas estão agora formados e o cérebro começa a crescer rápido (um crescimento que dura até os 5 anos de idade após o nascimento). Se ele é um menino, seus testículos começam a descer da pelve para a bolsa escrotal. As pernas se aproximam do comprimento proporcional final em relação ao corpo.

A Mãe

No final desta semana estaremos completando o 5º mês de gravidez. Seu útero está cerca de 3 cm acima do umbigo. Você deve estar ganhando peso de uma forma mais estável e constante. O peso extra pode começar a incomodar suas costas. Use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por longos períodos de tempo. Quando sentada use um suporte para manter os joelhos mais elevados que o quadril.
Múltiplos: Está tendo cãibras? Você pode estar com deficiência de cálcio graças ao seus bebês. Quando as cãibras apertam, alongue suas pernas e flexione seu quadril. Peça a seu marido para fazer uma massagem muscular no local da dor.

O pai

Alguns casais não têm dificuldade em concordar com o nome do bebê. Outros travam a 3ª guerra mundial. Procure em uma lista de nomes algumas idéias para o nome do seu bebê. Pegue na lista dez nomes que mais gosta. Peça à mamãe para fazer o mesmo. Se você ainda não sabe o sexo, escolha nomes para meninos e meninas. Achem os nomes nas duas listas que vocês realmente odeiam. Se nenhum dos nomes que sobreviveram a essa brincadeira servem, paciência... Tentem novamente ou visitem "sites" de nomes para bebes, na Web, existem vários.

Já estamos com 22 semanas :)

Meu filho.
Já a 22 semanas que existem dentro de mim.
Como o tempo voa hihi; já so faltam 18 semanas para te ver, te tocar e te ouvir (berrar) e espero bem que berres e muito para pores os teus avós em sentido hehe:)
Ainda não sei muito sobre ti, ainda não sei se és uma menina ou um menino, só o dia 12/03 é que ( se tu deixares) vou ficar a saber, o teu papa quer muito que sejas um menino, pois como sabes ele é o único macho na família e se não tiver filhotes meninos a geração do teu avô termina...
Por mim podes ser o que tu quiseres, não me importa que sejas menino ou menina, só quero mesmo que sejas saudavel e perfeito meu bebe.
Comecei por sentir-te a 1ª x as 15 semanas e uns dias na minha barriguita, mas com o tempo a passar os teus pontapés tornam-se cada x mais fortes e mais nítidos, o meu relógio biológico também já esta a funcionar, acordo várias x de noite, o meu corpo já se esta adaptar, a minha cabeça já se esta a começar a preparar que vêm ai um filhote...
Nunca mais chega quarta feira para te poder ver... Tenho tantas saudades de te ver bebe...
É já quarta feira a morfológica, é já daqui a 5 dias que vou saber mais coisas sobre ti.


Amo-te meu bebe

até quarta

Ana Sofia a Caminho