30/04/2008

Momentos...Contigo

Passei aqui hoje para dizer que esta tudo bem comigo e com a Anita.
Como estamos de férias até dia 9, torna-se muito mais complicado para aparecer por cá...
Já de-mos a injecção anti-d e hoje fomos fazer análises, incluindo o teste da glicose...
O casamento correu bem... e o Jantar do casamento que foi 3 dias depois correu muito muito bem....
Logo logo deixarei aqui mais fotografias desses momentos que foram tão importantes para mim
Beijinhos

21/04/2008

SER MÃE





Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração!
Ser mãe é ter no alheio lábio que suga,
o pedestal do seio,onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.
Ser mãe é ser um anjo que se libra sobre um berço dormindo!
É ser anseio, é ser temeridade,
é ser receio, é ser força que os males equilibra!
Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,
espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!
Ser mãe é andar chorando num sorriso!
Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!
(Coelho Neto)

Vamos levar uma pica!!!






É já na proxima semana que vamos levar uma pica !!!

Como o médico não pode antes e ele insiste em estar presente, vamos levar a pica do Anti D na proxima segunda feira...

Mas amanha é dia de pesagem no C.Saúde, lá vamos nós visitar a enfermeira e levar mais uns raspanetes hehe!!

Vamos lá ver quantos kilinhos a tua mama ganhou estas ultimas 3 semanas...

Beijinhos




Para Todas as Mamas que me visitam...


Oferço estes selinho a todas as Mamas que me visitam...
Espero que gostem!!!
Colem nos seus blogs!!!
PoIs Já SoMoS Mamas:)




Eu e a Minha barriga as 27 semanas



Pois é hoje tive prendas quando cheguei ao Work!!!
Tenho de casar mais x!!!
Eles são uns amores :)
Aproveito para deixar aqui fotos minhas fresquinhas!!!

Mais uma semanita II


Como depressa chega a sexta mais depressa chega a segunda...
Daqui a um um dia já estarei de vacaciones o que me deixa bastante mais animada:)
Este fim de semana tal como os outros passou a correr, e pouco ou nada deu para fazer, estas noites tem se tornado um pouco chatas, pois as insónias assombram-me e a azia que insiste em não passar, nem com leites nem com chás nem com nada, mal me deito lá vem o ácido atormentar-me...
Começam a ficar muito chatas estas noites, cada x me sinto mais cansada e cada x tenho menos sono!!! Antes o Alex resmungava que de manha podia cair um meteorito no quarto que eu estava sempre na boa... o despertador podia estar a meio dia a tocar que eu continuava a roncar como se nada fosse, hoje resmunga que não durmo nada, que passo a noite a levantar-me e a mexer-me e que acordo super cedo e o deixo sozinho na cama (coitadinho!!!)...
Mas ponto, a vida muda e nos temos de aprender a mudar-mos com a vida, por mais que nos custe temos de tentar subir sempre mais um degrau!
Dentro de um dia serei "mulher" do alex e dentro de dois meses serei a mumy da Ana Sofia, a um ano atrás nunca pensei que a minha vida adapta-se esta forma!!!
Felizmente a minha vida muda mas para melhor, e espero que assim seja que cada ano da minha vida seja sempre mais feliz que o anterior, e agora com a chegada da bebezinha tenho a certeza que tanto a minha vida como de todas as pessoas que fazem parte dela, vai mudar para muito muito melhor...
Estou Tão Feliz !!!!
A minha Vida esta as CoReS

18/04/2008

Para descontrair :)


Fim de Semana!!


O Fim do Dia esta a chegar e o fim de semana também... Por essa razão resta-me desejar um Bom Fim de Semana a todos, descansem muito que eu também vou tentar!!!

Até Segunda papas!!!


Esta Azia esta a dar cabo de mim, parece que bebi um copo cheinho de aguardente, ontem até as lágrimas me cairam, adormeci com ela, acordei com ela e têm me perseguido o dia todo!!!

Prevenir a morte súbita do lactente

Tal como o nome indica o Síndrome da Morte Súbita do Lactente é a morte sem explicação de um lactente, aparentemente saudável, no primeiro ano de vida. A sua ocorrência é rara no primeiro mês de vida, aumenta até um valor máximo entre os 2 e os 4 meses e cerca de 95% dos casos surgem antes dos 6 meses de idade. Acontece geralmente no domicílio, sendo o bebé encontrado sem vida no berço.

Em Portugal, segundo estudos efectuados, houve um aumento do número de casos entre 1974 e 1990 e um decréscimo a partir de 1992. Verificou-se também um predomínio acentuado no lactente no sexo masculino, entre ao 1 e 4 meses, nos meses de Dezembro a Março, aos fins-de-semana, no domicílio e em períodos de sono durante a noite

Actualmente pensa-se que a morte súbita do lactente é a um acidente multifactorial, no qual á que ter em conta vários aspectos, entre os quais:

1) Causas genéticas/constitucionais - a maturação do controlo das funções vitais (ritmo cárdio-respiratório, sono…), maturação essa, programada geneticamente, que se efectua nos primeiros meses de vida, com importantes variações individuais;
2) Causas desencadeantes - as patologias habituais desta faixa etária, numerosas e variadas, por vezes acumuladas, nomeadamente as infecções, o refluxo gastroesofágico, a hipertonia vagal, hipertermia;
3) Causas favorecedoras ligadas ao ambiente do lactente, como sejam, condições sócio-económico-culturais deficientes, o tabagismo e a posição no berço.

As campanhas de sensibilização para colocar os lactentes em decúbito dorsal no berço resultaram numa acentuada diminuição da incidência da morte súbita em vários países, embora esta continue a ser a maior causa de mortalidade nos lactentes após o período neonatal.

COMO DEITAR O SEU FILHO?

Se o seu filho é ou foi pré-termo e esteve internado numa unidade de cuidados intensivos ou intermédios, pode acontecer tê-lo visto por vezes em decúbito ventral. Essa posição é por vezes usada na unidade para estabilizar a respiração se o bebé é muito pequeno, mesmo quando está ventilado. Contudo, na unidade, o seu filho estava monitorizado e qualquer diminuição da frequência respiratória seria logo detectada.

Em casa, não esqueça, o seu filho deve ser sempre deitado de costas.

Está demonstrado, actualmente, que a posição em decúbito ventral no berço é um factor de risco. Algumas das razões porque o decúbito ventral é considerado a causa mais directa de Síndrome da morte súbita do lactente são relacionadas com a respiração do próprio ar expirado, condicionando uma elevada concentração de anidrido carbónico no ar inspirado, a inibição dos reflexos laríngeos e o sobreaquecimento por diminuição de perda de calor pelo rosto e pela cabeça, entre outras.Condições coadjuvantes seriam o colchão inapropriado (colchão mole), uso de edredão em vez de lençóis e cobertor (possibilidade de asfixia), condições sociais marginais e dormir na cama dos pais.

Estudos epidemiológicos, realizados demonstram que a publicidade contra a posição ventral permitiu reduções de morte entre 20 % e 67 %, sem aumento do número de mortes por aspiração de vómito.
Em Abril de 1992 a Academia Americana de Pediatria, recomenda o decúbito dorsal para os lactentes. Esta recomendação é também publicada no mesmo ano, em Portugal, pela Direcção Geral de Saúde e consta do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil.

Existem, no entanto, situações particulares em que pode haver indicação clínica para o decúbito ventral, como é o caso dos doentes com refluxo gastro-esofágico. Nesta situação, a recomendação para a prevenção da morte súbita consiste em usar um colchão firme, bem adaptado às dimensões do berço, não cobrir demasiado o lactente ( a roupa não deve ultrapassar os ombros) e evitar o sobreaquecimento.

O decúbito ventral deverá ser sempre uma prescrição médica.

O bebé deve ser colocado de barriga para cima quando for dormir, posição que lhe permite respirar o ar ambiente normalmente; em caso de febre pode facilmente libertar-se da roupa que o cobre, não correndo o risco de sufocar.

Ensine o seu filho a brincar de barriga para baixo e dormir de barriga para cima.
Procure manter o bebé na posição vertical um quarto de hora após ter mamado. Até aos 2 anos deve dormir numa cama de grades, sobre um colchão firme e bem adaptado ao tamanho da cama ou berço, para que não fique qualquer espaço entre o colchão e as grades.Não deve usar almofada e não lhe deve dar fraldas para a mão, e muito menos tapar-lhe a face. A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé e não devem ser utilizados cobertores pesados.
A temperatura do quarto deve ser entre os 18º e 20º, e se tiver febre deve ser despido (arrefecimento físico).O fumo do tabaco durante a gravidez e após o nascimento, constitui um factor de risco de morte súbita. Sabe-se que um recém-nascido ou lactente privado do sono é mais vulnerável, pelo que o seu sono deve ser respeitado.
A monitorização no domicílio só terá lugar em casos seleccionados pois é um factor de stress para a família, e não permite a detecção das apneias obstrutivas.
COMO PODE REDUZIR O RISCO DE MORTE SÚBITA?
=A posição mais segura no Berço=
· Coloque o bebé de costas.
· De lado não é tão seguro como de costas
=O lugar mais seguro para dormir=
. Coloque o bebé num berço seguro com colchão firme e bem adaptado ao berço.
· Nunca o coloque numa cadeira, sofá, cama de água ou pele de carneiro.
· Nunca o coloque na sua cama.
· O cobertor não deve ultrapassar os ombros para evitar o sobreaquecimento.
· Não coloque no berço almofadas, fraldas, nem brinquedos.
=Outras maneiras de reduzir o risco=
· Não deixe que o seu bebé fique muito quente enquanto dorme. Mantenha o quarto com uma temperatura confortável (18 a 20º).
· Não fume durante a gravidez nem deixe que fumem perto do seu filho. A exposição ao fumo do tabaco aumenta o rico de morte súbita.
· A chupeta reduz o risco de morte súbita, mas se o bebé a rejeitar não force.
· Os monitores em casa não diminuem o risco de morte súbita.
· Deixe-o brincar de barriga para baixo para fortalecer os músculos do pescoço.
· Partilhe esta informação com a pessoa que trata do seu filho.

Hummm...



Como Cresce o meu Bebe - 27 Semanas




Nesta semana o teu bebé irá começar a praticar a sucção, o seu peso continua a aumentar devido, em grande parte, ao aumento do seu tecido adiposo. É devido ao tecido adiposo que o bebé irá conseguir regular a sua temperatura interna após o nascimento.

17/04/2008

20 Anos após...


Pois é, a 20 anitos atrás a minha mãe tinha mais uma peste na vida dela hehe:)

Vou aproveitar para contar aqui como aconteceu o meu parto.

Ao 5º mês de gravidez a minha mãe começou com contracções, e foi levada para o hospital em inicio de trabalho de parto, foi medicada e felizmente as contracções pararam, o médico ordenou repouso absoluto, mas aos 8 meses (como era muito teimosa) no dia 13/04 de 1988 decedi que estava na minha hora, e a minha mae voltou a entrar em trabaalho de parto, mas como ainda estava com o efeito da medicação para atrasar o trabalho de parto, as coisas complicaram-se e foi mantida internada durante 5 dias com contracções e dores fortes, ao 4º dia a minha mãe deixou de me sentir então fez um festival no hospital para avançarem com o parto e assim foi, com a ajuda de ventosas e forceps nasci no dia 17/04/1988 ao 12h10 com 3950kg e 49cm, a minha mãe diz que quando olhou para mim que se assustou pois estava negra, já tinha perdido as unhas das mãos devido a estar muito tempo em sofrimento!

Sempre fui uma bebe muito calma, dormia de noite e estava acordada de dia, tinham de me acordar durante a noite e nunca dormi no quarto dos meus pais mas sim nos dos meus irmãos, comecei a andar cedo mas um dia caí, assustei-me e voltei a gatinhar, foi com a ajuda do meu irmão mais velho que voltei a andar.

Sustos? preguei alguns, o maior foi com 2anos e meio, no dia em que estava em casa da minha avó apanhei toda gente distraida e assaltei a gaveta dos comprimidos para dormir, quando a minha mãe me encontrou já espumava mas ainda não perdera os sentidos, fui levada de imediato para o hospital e o medico que nos atendeu, fez-me a lavagem ao estomago e ainda me conseguiu tirar 8 comprimidos do estomago, mostrou a minha familia e disse :" Se adormecer, nunca mais acorda, mas uma coisa é certa esta noite ou adormece e não acorda mais, ou vai berrar toda a noite"! resultado? naquela noite ninguem dormiu no hospital, berrei das 10 da noite ate as 9 da manha!!! ( tendo em conta que ao meio da noite já não tinha vós e asssim fiquei durante uns dias)..

Bom como podem ler, não dei muito cabo da caabeça aos meus pais (sim, se conhecerem as historias dos meus irmãos eu era um anjinho)...

Hoje não tenho muito mais tempo, fica aqui prometido que contarei as histórias mais tarde dos diabinhos mais velhos...


Por hoje é tudo...

Fiquem bem e Parabens para mim :)




16/04/2008

Amanha é um dia cool!!


amanha é um dia especial...
Faz 20 aninhos que a minha mama trouxe uma menina ao mundo!! Depois de duas tentativas que deram em machos, a terceira nasceu a que iria po-los todos doidos hehe !!
Parece que amanha alguem vai estar mais velha, mas pode ser que me esqueça e só me lembre sexta feira...
Para já é um segredo que fica so entre nós!!

My love story


Depois de já ter lido em alguns blogs decedi que eu mesma também iria repartir com vocês como começou a nossa historia de amor.
Foi tudo muito rápido, posso dizer que sim.
Eu e o alexandre já a alguns anos que frequentava-mos o mesmo café onde se encontravam os nossos amigos, e várias x já tinha-mos trocados palavras mas nunca passara dai de palavras.
Assumo que foi uma pessoa que nunca me chamou a atenção, aliás eu estive num relacionamento durante 4 anos e meio, que terminou meses antes de começar a nossa relação.
Depois da minha longa relação ter acabado e eu ter acabado o meu curso profissional ( tecnica de laboratório) estava na fase da minha vida em que enviava corriculos para todas as empresas e mais algumas, então estava a aguardar uma resposta, quando uma noite em que me encontrava sozinha nesse tal café e ele também se sentou ao meu lado e começa-mos a falar, a partir dai passou tudo muito rápido, ele estudava em Braga eu vivia em Mlg só nos viamos ao fim de semana, ate que começou a gerar-se um clima e um mes depois já namoravamos, foi tudo tão rapido tão intenso tão forte que 10 meses depois estavamos a viver juntos. Foi dessa junção que poucos meses depois descobria que estava grávida.
E hoje estamos e continua-mos aqui juntos e a uma semana de casar e a 3 meses de trazer a este mundo a nossa filha...
Não é uma história daquelas de encantar mas a verdade é que é a nossa história de amor, para mim a mais linda pois foi vivida ate hoje intensamente e loucamente (admitindo).

A minha grande paixão - Desabafo



Tenho uma grande paixão que ainda não reparti convosco, os animais!
Nesta altura do ano, quando o calor começa a apertar, deparamo-nos com animais na rua, os meus dois cães tem amigos que são cães de rua, mas com alguma ajuda de todos os moradores da minha rua eles tem sobrevivido, até ao dia que ao atravessarem a estrada não consigam chegar ao outro lado...
Corta-me o coração quando vejo na rua imagens como esta


Mas a verdade é que cada dia estas imagens são mais comuns, tão nas grandes cidades nem se fala...



Eu tenho dois cães, como já tinha referido e ambos eram caes abandonados, o mais pequeno (de tamanho mas é mais velho) era cão de rua, e o maior fui busca-lo ao canil de Braga, foi uma forma de ajudar, todos os anos envio comida e tudo o que poder enviar para o canil, já que não os posso adoptar a todos, tento ajuda-los.



Para mim os animais são os seres mais sinceros e humildes, são os seres que fazem algo apenas por troca de amor e carinho e não por dinheiro ou interesse.



Dão tudo, por tão pouco de nós.





Não escolhem, cor ou raça, não escolhem a posição económica não escolhem nada, apenas dão e precisam de amor.

Quem tem culpa de nascer cão ou gato?

Se não podermos fazer nada por eles ao menos dar-lhe a unica ajuda que inconscientemente podemos dar, VAMOS RESPEITA-LOS !

Paixões antigas

Como será o meu bebe?

Queres saber como vai ser o teu bebe??
então vê aqui ...


(esta internet inventa cada coisa hehe)

15/04/2008

Subsidio de Maternidade

Atribuído em situação de impedimento para o trabalho da beneficiária, por motivo de licença de maternidade, durante:

- 120 dias seguidos, 90 dos quais a seguir ao parto.
Este período é acrescido de 30 dias, por cada gémeo, além do primeiro, em caso de nascimentos múltiplos. A trabalhadora pode optar por 150 dias seguidos, de licença por maternidade, sendo o acréscimo (30 dias) gozado depois do parto.

- 14 a 30 dias, conforme prescrição médica, no caso de aborto. Em caso de risco clínico para a trabalhadora ou para o nascituro, o subsídio é atribuído antes do parto, durante o período necessário para prevenir esse risco, mediante prescrição médica.

Montante

- 100% da remuneração de referência;
- 80% da remuneração de referência, nas situações de opção pela licença de maternidade de 150 dias seguidos. No caso de nascimentos múltiplos, no período de 30 dias, acrescido por cada gemelar além do primeiro, o valor do subsídio é de 100% da remuneração de referência.

Limite mínimo: 50% do valor do Indexante dos Apoios Sociais - IAS (1).

O que levar para a maternidade - CheckList


O que a Mãe deve ter preparado para levar para a maternidade.



Para o bebé:
- 2 a 5 babygrows
- 2 a 5 bodies
- 2 pares de meias ou botinhas
- gorro
- 2 chupetas diferentes
- manta
- 1 cadeirinha ou alcofa (para a saída )


Para a mãe:


- ultimos resultados dos exames efectuados durante a gravidez
- documentos pessoais
- produtos de higiene pessoais
- 2 ou 3 camisas de dormir
- 2 ou 3 soutiens de amamentação
- 1 par de chinelos confortáveis
- 12 pares de cuecas descartáveis
- 1 robe
- Discos absorventes
- Roupa para a saída







Imprime aqui a tua checklist






A grávida e o fim da privacidade


Desde que a minha barriga se tornou notável, não pode deixar de as x m sentir "mal" em determinadas situações.

Quando estou no meu local de trabalho ou vou a algum lugar frequentado por pessoas conhecidas que a minha barriga passa a ser o centro das atenções, quantas e quantas x já me senti "estranha" no meu local de trabalho quando "aquele ou aquela" superior que antes por mim passava e nada dizia nem sequer "olá bom dia" derrepente passa por mim e abraça-se a minha barriga tipo " olá Cristina estas boa??? então como vai o seu bebe? que barriga gira posso tocar? já mexe? posso sentir?" e eu com um sorriso digo "claro ta tudo bem, e ao fim de 5 mts tem mais 10 pessoas a tua volta a tocarem-te na barriga, engraçado!!

Eu tenho noção que as pessoas não fazem por mal, e vamos admitir que também já estivemos no papel contrario, mas é um facto que as x a nós as grávidas (falo por mim) me levam a ir por outro lado da rua ou pelas escadas em x do elevador só para evitar este tipos de encontros... Ou mesmo quando se lembram de comparar os tamanhos das barrigas com as outras grávidas, ou porque a minha é mais pequena ou porque sou mais gorda ou mais alta ou mais não sei quantas coisas, isso é que detesto que comparem a minha barriga as outras, a minha barriga é a minha e eu amo-a e dependendo do aspecto dela ou do tamanho o que interessa é que dentro dela transporta o maior tesouro da minha vida... Será dificil as pessoas entenderem isso?


Mas pronto vivemos em comunidade e temos de aprender a respeitar o espaço de uns e de outros, mas o que é certo é que penso muitas x que a minha privacidade tornou-se de toda gente...


enfim...

Decoração do Quarto

Camita e decoração , as estrelas é que troco para umas rosa




Guarda Fraldas



Armario Muda fraldas







Ainda estou na duvida, mas em principio ira ser esta a decoração do quarto da Anita.


Como falei noutro post, por-lhe o quarto todo rosa não é um dos meus principais gostos, gosto de cores fortes, mas coloca-la num quarto cheia de rosa choque tadinha...


Gostei muito desta cor, e como já da com a cor do quarto que esta reservado para ela, junta-se o util ao agradavel.


Adorei o muda fraldas, esse é de certeza.


São tudo produtos babysrus


Depois coloco a 2ª escolha...

Até Logo






A espreguiçadeira da Anita


Já escolhemos a espreguiçadeira da Anita, acheia linda, pelas cores e pelo design...

É uma espreguiçadeira da chicco (marca de eleição).
Agora só falta ir compra-la.



Tipo de Partos


Existem apenas dois tipos de parto: parto eutócico ou distócico.


O parto eutócico é o que conhecemos por parto normal ou vaginal que ocorre com ou sem episiotomia (corte cirúrgico feito na região perineal para auxiliar a saída do bebé) e sem intervenção instrumental onde a expulsão do bebé ocorre apenas com a pressão que as paredes do útero exercem sobre o mesmo.


O parto distócico é o parto realizado com intervenções instrumentais tais como fórceps, ventosa ou cesariana.


Fórceps é um instrumento cirúrgico que tem a forma de uma colher e é colocado dos lados da cabeça do bebé ajudando-o a sair.


A ventosa é colocada na cabeça do bebé que o ajuda a sair a cada contracção que a mãe tenha. O bebé fica com uma saliência na cabeça, mas desaparece passado alguns dias do nascimento. Geralmente, estes métodos são utilizados quando a mãe não tem mais força ou quando o bebé é demasiado grande ou em casos de risco.


Chama-se cesariana quando o parto é feito através de uma incisão no abdómen e, para alguns bebés e mães, representa a única esperança de vida mas, só é recomendada se o parto normal não for possível.A verdade é que a cesariana conseguiu diminuir consideravelmente a mortalidade das mães e dos bebés, antes ou durante o trabalho de parto.


Quando o bebé está em apresentação pélvica (de nádegas), quando o bebé é demasiado grande para nascer através de uma pélvis normal, quando há paragem de trabalho de parto, ou seja, quando não há dilatação suficiente, quando o bebé não desce o suficiente para a pélvis, quando há uma desaceleração do batimento cardíaco do bebé, quando o cordão umbilical é demasiado curto ou quando o bebé se encontra enrolado no mesmo, entre outras, é necessário a realização de uma cesariana. Por vezes também é desejo da mãe preferir que o parto seja realizado através de uma cesariana em vez de um parto normal.


O obstetra também dirá qual o tipo de parto mais indicado para cada caso.Seja qual for o desejo ou escolha, o importante é que o parto seja realizado o mais seguro e saudável possível tanto para a mamã como para o bebé.

O papel do Pai na Sala de partos



A maternidade e a paternidade conjuntas devem começar na concepção da nova vida, evoluir durante a gravidez, testemunhar e participar activamente no nascimento, e acompanhar contínua e proactivamente o crescimento dos filhos. Durante estas várias etapas a importância do papel da mãe não se deverá sobrepor ao do pai. Apesar de distintos, em algumas fases, a maternidade e a paternidade devem fundir-se e, em conjunto, contribuir para o sucesso e evolução familiar.


O papel do pai tem sofrido, nos últimos anos, uma enorme mudança. Se antigamente o pai não intervinha nos cuidados com os filhos e nas tarefas com eles relacionadas, hoje em dia, é muito mais participativo e a sua intervenção é reconhecida como essencial. Obviamente sempre existiram excepções, mas, na sua maioria, o pai era muito mais distante do que o é nos dias de hoje.


Até há alguns anos, o papel do homem era esperar, passiva e ansiosamente pela notícia do nascimento, de saber o que estaria acontecer para além das portas que o separavam da sua mulher. Para inverter esta tendência ancestral é essencial incluir o pai no parto. A sua presença e apoio podem transmitir segurança afectiva à mulher que funcionará como elemento tranquilizador e protector. Portanto, as mudanças na forma de ver e de compreender a paternidade trouxeram o futuro pai a um local até então inacessível para ele: a sala de partos


Numa sala de partos, repleta de inúmeros aparelhos e monitores, o movimento de médicos e enfermeiros é frenética. No meio desta azáfama existem duas pessoas, a mãe e o pai, concentradas num único objectivo, o nascimento do seu filho. Devido a estes constrangimentos, ao intenso movimento e algumas vezes por questões culturais, o pai é frequentemente ignorado e posto à margem do processo do nascimento


À medida que a gravidez evolui, o pai e mãe fazem um investimento emocional e progressivo na relação com o bebé que vai nascer. É neste contexto que o futuro pai encontra novas possibilidades de participar e investir a sua energia de forma positiva e adequada. Por outro lado, o homem vai desenhando mentalmente os novos contornos familiares e interioriza a sua importância como pai e como marido/companheiro.


Na sala de partos o pai fantasia internamente à cerca da sua paternidade e se deve assumir um papel mais activo e mais responsável no momento do nascimento do seu filho. O pai que assiste ao parto pode e deve ser considerado como fonte de confiança e de coragem para a mulher grávida. Ao mesmo tempo, o pai sente que faz parte integrante do nascimento e este sentimento é importante para si na construção do seu papel como pai.


No entanto, a participação do pai no nascimento deve, ser uma decisão reflectida e ponderada pelo casal, para não correr o risco de se cingir a uma presença vazia, confusa ou mesmo constrangedora.A presença do pai implica acreditar que o nascimento de um filho depende, tanto da mãe como de si próprio. Deve perceber que cada olhar e cada sentimento desse dia e dos dias seguintes, irá definir sentidos ao longo de toda a vida nas suas significações parentais.


A sua participação é tanto mais importante quanto mais compreendida e esclarecida for a sua tarefa no papel que irá desempenhar durante o nascimento do seu filho.O lugar do pai deve ser ao lado da mulher, mantendo com ela um contacto visual, ajudando-a a respirar, a relaxar e a fazer força, com palavras de motivação e de encorajamento.É o pai, com sentimentos e preocupações que contrastam com a alegria do nascimento de um Filho, que cada vez mais necessita de ser envolvido no processo de maternidade.


A sua participação em todo o processo pode tornar-se um factor relevante para a tríade familiar, já que o seu envolvimento é um factor facilitador pela segurança que transmite desde o início da gestação até ao nascimento do bebé.

Chupar o dedo não é nada bom



A imagem de um bebezinho chupando o dedo é até angelical. Alguns bebês já estão com o dedo na boca dentro da barriga da mamãe. “Olha que bonitinho, com o dedinho na boca!”, costuma dizem muitas pessoas “desavisadas”.


O problema maior é que grande parte das pessoas que acha esse ato “meigo” desconhece o quanto um dedo na boca pode ser prejudicial à vida da criança.


A sucção é muito importante para as crianças até dois anos de idade e em algumas delas a necessidade de sucção é maior. O bebê suga não apenas para matar a fome, mas também para saciar sua vontade de sugar.


Por esse motivo as mamães não devem se preocupar quando os bebês levam a mão toda à boca. Eles começam a conhecer o mundo pela boca. Além da mão, tudo o que pegarem levarão à boca. As mamães devem ficar atentas se o que for à boca seja somente o dedo e o bebê sugue efetivamente.


O bebê amamentado exclusivamente até os seis meses de vida normalmente tem sua necessidade de sugar saciada e dificilmente vai aceitar uma chupeta ou sugar o dedo. Se a mamãe apresentar grande oferta de leite, estiver sempre com as mamas cheias, o bebê não fará muito esforço para sugar, matando sua fome rapidamente, mas não sua vontade de sugar.


Nesse caso, há grandes possibilidades de o bebê encontrar o dedo, já que a necessidade de sucção não foi saciada. A mamãe que tem muito leite deve antes das mamadas ordenhar (retirar) o leite até que as mamas fiquem mais vazias e o bebê tenha que se esforçar para mamar e então matar a fome e a vontade de sugar.


Para crianças que não amamentam ou que já introduziram outros alimentos, o leite, a água ou o suco pode ser oferecido em copos de bico com válvulas que necessitam do esforço do bebê para a retirada do líquido.


A fonoaudióloga Jamile Elias alerta para o abuso de dedo na boca. “Os prejuízos causados pela sucção do dedo prolongada são normalmente maiores do que os causados pela sucção da chupeta. A chupeta pode ser jogada fora, esquecida em casa em algum passeio ou mesmo ser retirada pelos pais enquanto a criança dorme ou brinca”, informa.


“Já o dedo está sempre disponível, não tem jeito de ser retirado e por isso é mais fácil de se tornar um vício e mais difícil de ser retirado”, concluiu Jamile Elias.


Alterações na arcada - A sucção do dedo leva a alterações da arcada dentária como mordida aberta, cruzada ou profunda, dependendo da posição em que o dedo é levado à boca, da força durante a sucção, ou da posição da mandíbula durante a sucção.


Essas alterações levam a criança a respirar pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. Crianças com respiração oral podem apresentar roncos ou baba enquanto dormem, irritabilidade, cansaço fácil em atividades físicas, bruxismo, alterações da postura, apetite diminuído, respiração e mastigação ruidosas, hiperatividade ou sonolência e dificuldade de aprendizagem.


“Alterações na arcada dentária e a respiração oral também podem afetar a fala da criança, que trocará os sons na hora de falar e, se não corrigido antes da criança entrar na escola, pode criar problemas na alfabetização”, esclareceu Jamile Elias.


Evitando o dedo na boca - Para evitar a sucção do dedo, além do aleitamento materno, a mamãe precisará de muita paciência. Para tentar tirar o dedo do caminho à boca, ofereça mordedores, preferencialmente gelados (coloque-os na geladeira antes de oferecer à criança). Assim a criança se entreterá com o mordedor e esquecerá o dedo.


Sempre que a criança estiver com o dedo na boca, não recrimine, apenas tente distraí-la para outra atividade que tenha que fazer uso das mãos. Se o hábito já for vicioso, consulte um profissional como fonoaudiólogo, dentista ou psicólogo para ajudar nesse hábito tão prejudicial.

Noite em Branco


Esta foi mais uma das noites que passei quase toda a olhar para o teto.

Acordei as 3 da manha com uma dor no fundo da barriga, fui a casa de banho, e tentei voltar adormecer, mas nada feito, dores nas costas a asia que nao me deixa e claro a Anita começou aos pulos na minha barriguita, lembro-me de olhar mais tarde para o relógio despertador e já marcavam 5:59 e eu nada... Quando finalmente adormeci 5 mts mais tarde o despertador tocou (fixe).


Ao fim de 27 semanas posso dizer que me começo a sentir verdadeiramente cansada, até agora andava practicamente uma maravilha, toda a gente achava estranho eu com uma barriga destas andar como se nada fosse, mas agora já começa a pesar, as pernitas já começam a sentir o peso e isto esta a tornar-se complicado.
Depois de noites em branco o que mais me preocupa também é a viagem que tenho de fazwer para o trabalho que não é propriamente perto, e é muito cansativa.

Dentro de uma semana estarei de férias, já poderei descansar um bocado, e depois dia 9/05 cá estaremos de volta ao trabalho, até lá vou ter de me aguentar da melhor maneira.

Por ti filha, por ti passo isto e muito mais, venha o que vier eu estarei pronta....


Bjnx

14/04/2008

Mais uma semanita !!!


E cá estamos de volta para mais uma semanita de trabalho. Este fim de semana ainda passou mais rápido que os outros, mais uma x (e pela ultima x) tive de tirar o sabado para ir ao dentista ao porto, e claro aproveitar para mais umas compritas para a Anita...
Já tenho tantas coisinhas tão fofinhas ... Mas quanto mais tenho mais me aptece comprar, um dia destes o papa deserda-me hehe :) .
Daqui a uma semanita e meia além de ser uma mama casada, já vamos matar saudades do Tio Daniel, o meu mano mais velho que esta em frança a trabalhar desde outubro de 2007.
Vem pouco tempo por isso vamos ter de aproveitar ao maximo...
A Anita tem mexido muito, como uma mulher grande, todas as noites faz uma party na minha barriga hehe, e já começa a pesar a barriguita, quando me levanto já tenho uma impressão por baixo da barriguita (acho que me deve estar a esmagar a minha bechiga)...
Nunca mais chega o dia de te voltar a espreitar lá para dentro e ver como já estas modificada desde a ultima eco...
Tanto eu como o papa estamos ansiosos para te voltar a ver.
Vamos começar a preparar o teu quartinho bebe... Ainda não sei qual vai ser a tua cor pois o rosa é lindo mas eu queria alguma coisinha diferente para ti, pois tanto rosa ... rosa na roupa, rosa no quarto rosa no carrinho, rosa na chupeta rosa nos biberões rosa nos sapatos!!! A cores tão lindas... vamos lá ver, ainda temos de discutir com o papa pois por ele era tudo verde e branco e não se chateava muito ( esta tolo o homem)...
As caimbras continuam, e a dormencia no lado direito também, o que já explica o teu aumento de peso, pois estas a pressionar a coluna e provoca a dormencia das pernas braço e mão...
A apetite já diminuiu outra x, por mais que queira a noite é muito raro comer uma refeição inteirta...
Bom por agora cá ficamos, logo a mais para contar...
BJNHX a todos

07/04/2008

2º Trimestre de Gravidez


Os desconfortos iniciais diminuem e a barriga ainda não pesa tanto - esta é considerada a melhor fase da gravidez. Enjôos e vômitos geralmente desaparecem após os primeiros três meses de gestação. O bebê já está com os principais órgãos formados, escapou da fase mais crítica para as malformações e, com isso, a futura mamãe superou boa parte de seus medos em relação ao pequeno ser que está gerando. É comum sentir-se invadida por uma onda de energia e disposição. Por tudo isso, o segundo trimestre é apontado por médicos e gestantes como a melhor fase da gravidez. Dá para curtir melhor a fantástica experiência de gerar uma nova vida, exibir orgulhosa a barriguinha e dedicar-se aos preparativos para receber o filhote.


O QUE OCORRE COM A MULHER NESSE PERÍODO:


Prepare-se para engordar, em média, de 5 a 7 quilos. A partir do quarto mês, suas formas vão começar a mudar rapidamente. A cintura engrossa e a barriguinha delineia-se logo abaixo do estômago. Por causa da retenção de líquidos, a parte superior do tronco avoluma-se, assim como braços e rosto.


Seu apetite aumenta na exata proporção em que o bebê cresce. Mas tente ater-se a uma dieta balanceada e rica em fibras, pois seu intestino, que ficou preguiçoso logo nos primeiros meses de gestação, continua trabalhando lentamente e cada vez mais espremido pelo útero que se amplia. Por volta do quinto mês, é provável que seus seios já produzem colostro, substância rala que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida. Faça a limpeza normal, sem espremer o bico.


Adote sutiãs com alças e base mais largas e confortáveis e aumente a numeração. No final desse período, você poderá estar usando no mínimo dois números acima do seu manequim habitual. Aproveite a hora do banho para ir preparando os mamilos para o momento da amamentação, esfregando-os suavemente com uma esponja vegetal. Isso irá fortalecer a pele da região, evitando rachaduras quando o pequeno começar a sugar.


O inchaço de pés e pernas se torna mais freqüente, pois, ao crescer, a barriga dificulta a circulação nessas áreas do corpo. É preciso também ter cuidado com torções e quedas. Esses incidentes po-dem acontecer porque os hormônios (sempre eles!) e a maior retenção de líquidos deixam mais frouxas juntas e ligamentos (tudo como uma preparação para facilitar a expulsão do be-bê na hora do parto). Ocor-rem também porque o ventre, mais volumoso , atrapalha a visão do solo. Se você é adepta de sapatos de salto, passe a usar os do tipo anabela, cuja plataforma inteiriça pro-porciona maior estabilidade. Um saltinho de 5 centímetros num calçado é melhor que so lado plano, porque ajuda a amenizar dores lombares, causadas pelo peso da barriga.


Inicie a rotina clássica para descanso das pernas: pelo menos três vezes ao dia, sente-se um pouco reclinada, com elas estendidas à frente e um pouco elevadas. Fique assim por um bom tempo, até sentir aliviar o cansaço.


Ao dormir, deite-se de lado e coloque um travesseiro macio entre os joelhos, para manter a coluna reta. Evite ficar de barriga para cima porque essa posição dificulta a oxigenação do feto.


Fique atenta às infecções urinária e genital. Os sinais podem ser ardor ao urinar, urina com cor mais escura, dor na parte inferior da barriga. A gestação é uma fase propícia para esse tipo de problema, porque a região da vagina recebe uma quantidade maior de sangue e glicogênio. A abundância dessas substâncias, assim como alterações no PH da vagina, favorece a proliferação de muitos microorganismos causadores de infecção. É o caso da candidíase, um corrimento branco que deixa a vagina vermelha e provoca coceira. Ao menor sinal de algo parecido, pocure o médico, porque essas intercorrências precisam ser tratadas o quanto antes. Do contrário, podem trazer complicações mais sérias, como o rompimento de membranas uterinas que, se ocorre no início do segundo trimestre, pode inviabilizar a gravidez. Como forma de prevenção contra os microorganismos indesejáveis, dê preferência a calcinhas folgadas, de algodão. Esse tecido permite melhor ventilação, inibindo o surgimento de fungos e bactérias. Além disso, a lingerie de material sintético causa maior irritação na pele, outro fator que propicia infecções.

Será preciso seguir com as visitas mensais ao médico. Além das perguntas habituais sobre seu estado geral, eventuais mal-estares, dores e outros incômodos e controle de sua pressão arterial, ele passará a medir o crescimento de sua barriga.


O QUE ACONTECE COM O BEBÊ:



1. Com 16 semanas, despontam sobrancelhas e cílios no bebê e ele chupa o polegar.

2. Com 24 semanas, a mãe já pode perceber quando ele tosse e soluça. Não é à toa que a barriga começa a crescer: lá dentro, o embriãozinho, que terminou o primeiro trimestre do tamanho de uma pêra e com 18 gramas, está virando um bebezão.

Chegará ao final do sexto mês medindo 33 centímetros e pesando 570 gramas.

No quarto mês, sua pele ainda é tão fina que deixa à vista a rede dos vasos sanguíneos.

Seu corpo cobriu-se de pêlos fininhos, despontam as sobrancelhas e os cílios.

Os órgãos genitais estão formados.

Ele chupa os polegares e, com as juntas dos braços e pernas já completas, mexe-se com vigor, embora as mamães de primeira viagem ainda não consigam perceber.

Seu coraçãozinho bate quase duas vezes mais rápido que o da mamãe e lá pela 14ª- semana poderá ser ouvido pelo médico com o auxílio de um aparelho especial.

No quinto mês, o bebê já terá cabelos e os dentinhos começam a se desenvolver.

Nesse momento, a mãe lhe fornece, por meio do sangue, uma dose de substâncias protetoras que o ajudarão a resistir a possíveis doenças nas primeiras semanas de vida.

Com ouvidos atentos, ele reage a ruídos externos e você começará a perceber os seus movimentos intensos.

Ele ainda é magrinho ao completar o segundo trimestre, porque não começou a acumular gorduras. Nesse sexto mês, formam-se as glândulas sudoríparas.

Ele tosse e soluça - situações que podem ser percebidas pela gestante - e alterna momentos de intensa movimentação com outros de quietude. É um dorminhoco: suas sonecas consomem de 16 a 20 horas diárias.

04/04/2008

Consulta na obstetra...


Olá mamas e papas...

Ontem foi dia de consulta na obstetra, e de dar uma espreitadela a Anita, uma espreitadela rápidinha....

Hora da pesagem, ai ai ai a mama daqui a nada não anda rebola, pois desde que engravidou já engordou 9 kilinhos e meio, uuupsss, tendo em conta que 6 e meio foram no ultimo mes, mau mau, a tensão e as analises da urina estavão optimas, e na hora de ver a pequenina, que não deixou ver a carinha (para variar) pois estava de cabeça para baixo e de rabiosque para cima, e claro mais uma x podemos ver a sua rachinha e confirmar mais uma x que vem ai mesmo uma anita...

Falei com a médica sobre a questão de guardar as celulas estaminais da bebe, e atenção mamas muito importante : a médica disse que na opinião dela, que acredita que num futuro próximo as celulas dos nossos bebes possam ser muito uteis e que esse processo seja efectuado com grande sucesso, mas que neste momento ainda não esta provado que as celulas recolhidas agora possam ser usadas nesse futuro, ou seja, que mais tarde pode-nos não servir de nada o dinheiro investido, pois neste momento de nada serve, e que os laboratórios aproveitam o facto dos papas estarem mais sensiveis no que toca ao sentimento de culpa, e ao facto de querer-mos o melhor para o nosso bebe, somos levados e tentados a faze-lo,( guardar as celulas)...

Se antes tinha dúvidas agora muito mais, mas o mais provavel é que não o faça.

A médica disse para eu fazer se quisesse que nada me impedia, que não existira quanlquer problema em faze-lo mas só estava a ser sincera e eu acredito que sim.


Agora vou fazer a proxima eco o dia 08/05 ( ainda falta tanto tempo!!!!)

Bem que agora as ecos já são um bocadito mais estranhas pois não consegui-mos ver o bebe por inteiro... ( o que é muito bom sinal)


Beijinhos a todas as mamas e papas e um optimo fim de semana para todos.....






Alguém me pode ajudar?

Olá mamas!! Alguém me pode ajudar?
Ontem aconteceu-me uma coisa muito estranha, estava a olhar-me ao espelho qundo noto que tinha a camisola molhada no peito esquerdo, levantei a camisola e estava a escorrer um liquido transparente do meu peito.
Achei muito estranho, e perguntei a minha mae se achava ser normal ao qual me respondeu que a ela não lhe tinha acontecido, mas para me informar.
Já aconteceu isso a alguém??
Obrigada!!!

Beijinhos

02/04/2008

E mais uma ...


Idade do feto: Semana 23

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 22cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 700g. Estas medidas são apenas aproximadas e podem variar de embrião para embrião como de gravidez para gravidez.
Desenvolvimento do embrião: Seu crescimento continua sendo rápido e, agora ele começa a ter menos espaço dentro do útero da mamãe. Ele ainda possui pouca gordurinha mas as suas medidas são bem proporcionais agora. Suas mãozinhas abrem e fecham. Ele pode também, perceber luz no ambiente em que sua mãe se encontra.Saber o sexo do bebê pode ser possível agora mas ainda pode ocorrer uma certa incerteza, especialmente se o bebê for uma menininha. Algumas pessoas acreditam que dá para saber o sexo do bebê através das batidas do coração que variam entre 120 à 160 bpm. Aí, alguns acreditam que batidas mais rápidas indicam uma menina e uma mais lenta indica que é um menino. Infelizmente não há provas científicas para tal ocorrência.
Mudanças em seu corpo: Você poderá começar a notar o aparecimento de estrias daqui para a frente. Elas aparecen principalmente no abdômem, quadris e seios. Previní-las é praticamente impossível mas você pode amenizar o seu aparecimento usando um sutiã bem firme para os seios e hidratando a pele várias vezes ao dia. O seu útero pode ser sentido agora por volta de 5cm acima de seu umbigo.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto.

Ana Sofia a Caminho